livros
livros
Adrenalina
Adrenalina, hormônio produzido pela medula da glândula supra-renal. É secretado em grandes quantidades em momentos de excitação ou estresse emocional. A adrenalina estimula o coração, estreita os vasos sanguíneos, eleva a pressão arterial, libera o açúcar armazenado no fígado e relaxa certos músculos involuntários.
É muito utilizada Como fármaco para estimular o coração em casos de choque, para prevenir hemorragias e para dilatar os bronquíolos pulmonares nos ataques de asma aguda.
Glândula supra-renal
Glândula supra-renal, órgão vital situado sobre a extremidade superior de cada rim nos seres humanos. As duas partes da glândula — a porção interna ou medula e a externa ou córtex — são órgãos endócrinos independentes.
A medula secreta o hormônio adrenalina e o córtex segrega a hidrocortisona e a corticosterona, que regulam o metabolismo das proteínas, carboidratos e gorduras.
Hidrocortisona
Hidrocortisona, nome popular da 17-hidroxi-corticosterona, principal hormônio secretado pelo córtex da glândula supra-renal. Influi no metabolismo dos carboidratos, proteínas e gorduras, no amadurecimento dos leucócitos do sangue, na retenção de sais e água, na atividade do sistema nervoso e na regulação da pressão arterial.
ACTH
ACTH, abreviatura do hormônio adrenocorticotrófico ou corticotrofina secretado pela hipófise. Sua função é estimular o crescimento e as secreções do córtex da glândula supra-renal. Uma destas secreções é o cortisol. O ACTH é uma molécula de proteína que contém 39 aminoácidos.